Propriá: Sebrae promove Festival Gastronômico do Baixo São Francisco

0
100
Evento ocorrerá na cidade de Propriá, nos dias 6 e 7 de julho, com culinária e artesanato regional
Com o objetivo de valorizar os ingredientes regionais e fomentar o setor turístico por meio da gastronomia, o Sebrae Sergipe, através do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), promoverá nos dias 6 e 7 de julho, na cidade de Propriá, interior de Sergipe, o I Festival Gastronômico do Baixo São Francisco. Além da culinária regional, o evento também contará com exposição do artesanato local.
“A gastronomia é um dos itens mais importantes do desenvolvimento econômico regional. Países inteiros se vendem através da gastronomia em todo o mundo. E não só como produto final que vai à mesa do cliente, mas também através do agronegócio que fornece insumos para a elaboração dos cardápios mais variados”, destaca Gardênia Martins, gerente de Unidade do Sebrae do Baixo São Francisco.
Mais de 20 estabelecimentos participação do evento, entre bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, docerias e panificações dos municípios de Propriá, Cedro de São João, Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco e Amparo do São Francisco. Cada estabelecimento inscrito apresentará ou escolherá um prato cuja receita seja composta ao menos por um ingrediente produzido na região do Baixo São Francisco sergipano, como a carne do sol, os laticínios, pescados, mariscos, doces, coco e seus derivados, pólen e mel. O prato criado será apresentado e comercializado durante os dias do festival, que será realizado no espaço de eventos da AABB de Propriá.
O festival será aberto ao público em geral, que poderá consumir os pratos regionais a preços promocionais, das 11h30 às 14h30 e das 17h30 às 21h00, desfrutando de um ambiente agradável e ouvindo boa música ao vivo. “Aguardamos caravanas de vários municípios e da capital do estado, inclusive para a Rodada de Negócios que haverá na tarde do dia 06, onde os empresários sergipanos poderão iniciar parcerias comerciais com fornecedores da região, sobretudo das comunidades ribeirinhas do nosso Velho Chico”, adianta Gardênia.
Antecedendo o Festival Gastronômico do Baixo São Francisco, os restaurantes cadastrados nessa fase do projeto participarão do Curso de Culinária Típica, ministrado pelo chef Rodrigo Bueno, nos dias 2 e 3 de julho, e com a chef confeiteira Roberta Martins, no dia 04, ambos do SENAC de São José do Rio Preto-SP. Após o evento também serão ofertados os cursos de Atendimento ao Cliente, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico e Manipulação e Higiene de Alimentos.
Apoiam o projeto, Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), Prodetur, Fecomércio, Massas Mago, Unidas, Portal de Reservas, Prefeitura Municipal de Propriá, Banese, Itaipava, Unit, Nestlé e Casa São Francisco.

Sebrae

Sem comentários